Presidente afastada prestou depoimento ao Senado nesta segunda (29). Contrário ao impeachment, compositor acompanhou sessão com Lula.
Lula toma café enquanto conversa com Dilma, com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o cantor Chico Buarque (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado) |
A presidente afastada Dilma Rousseff e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) citaram nesta segunda-feira (29) no Senado, durante o interrogatório no processo de impeachment, versos das músicas "Apesar de você" e "Vai passar", do cantor e compositor Chico Buarque, que estava presente na galeria. Ele foi ao Senado como um dos convidados de Dilma.
Chico acompanhou o discurso de Dilma da galeria do Senado, uma espécie de mezanino do plenário, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão.
"Eu acredito que estamos aqui todos para evitar, conforme disse o poeta, que nosso povo hoje não olhe de lado nem fale para o chão. Por isso uma homenagem ao grande músico aqui presente", disse a presidente durante o depoimento, em referência à canção "Apesar de você".
Chico Buarque não demonstrou reação após a fala de Dilma. A presidente afastada deu a declaração após responder a perguntas de Lídice da Mata, que havia citado o trecho "página infeliz da nossa história", da música "Vai passar".
Almoço
Mais cedo, no intervalo da sessão, a presidente afastada usou uma sala do gabinete do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para almoçar na companhia de Lula, Chico e de ex-ministros de seu governo que também foram ao Congresso assistir ao depoimento.
O mesmo recinto também está sendo utilizado nesta segunda como local de apoio ao grupo que apoia a presidente afastada.
Sessão
A sessão desta segunda, destinada a ouvir Dilma, começou pouco depois de 9h30. Ao longo dos 46 minutos de discurso inicial no plenário do Senado (leia e veja a íntegra), Dilma afirmou que é alvo de um "golpe de estado" e chamou o governo interino de Temer de "usurpador".
Depois, a sessão foi aberta para que senadores fizessem perguntas a Dilma. Após o intervalo do almoço, o interrogatório foi retomado com uma pergunta do senador Aécio Neves(PSDB-MG), que concorreu com Dilma nas eleições de 2014.
Do G1, em Brasília
Por: Filipe Matoso, Laís Lis, Gustavo Garcia e Fernanda Calgaro
--
Dilma e senadora citam versos de Chico Buarque no interrogatório
Reviewed by JE
on
8/29/2016 04:45:00 PM
Rating: